quinta-feira, 9 de julho de 2015

Diário de Viagem - Bath e região (Parte I)

Estou super atrasada com minhas postagens... em especial com as postagens das viagens que já fizemos por aqui! 

Mas como todo mundo sabe (ou imagina), acumulando a função de mãe de um bebê (delícia!) de 7 meses, com a de advogada que trabalha em home office, esposa fiel e dedicada (hahahaha... marido curtiu!), sem ajuda de babá, creche ou empregada doméstica (ok... tenho uma faxineira que faz 07 horas por semana aqui em casa... prestou atenção? 07 HORAS), as coisas ficam um tanto quanto corridas... 

Apresentadas minhas razões pela demora, vamos sem mais delongas ao post sobre nossa primeira viagem por aqui!

Na Páscoa (sim, eu disse que estava atrasada!) nós aproveitamos o feriado e viajamos para Bath! Baby tinha acabado de completar 4 meses, então arriscamos levá-lo em sua primeira viagem!! E deu super certo!! Orgulho da mamãe! :)

Resolvemos ir de trem, não só para aproveitar a excelente malha ferroviária que temos por aqui, mas também porque imaginamos que seria menos cansativo do que irmos de carro - nos feriados (que são pouquíssimos aqui na Terra de D. Beth) a galera costuma entupir as estradas! Mas, como teríamos 04 dias para passear resolvemos alugar um carro lá em Bath mesmo, para fazer dois dias de passeios pela região. 

O trem é super tranquilo (saímos da estação de Paddington, que fica do lado de casa!), e como a cidade está a apenas 150 quilômetros daqui de Londres, a viagem leva só uma hora e meia se você pega o trem que vai direto (preste atenção na hora de comprar o trem, pois há vários vários por dia, e nem todos são direto)! Baby Bauer se comportou super bem e a viagem foi ótima!

Bath é uma cidade em que foram encontradas evidências de civilização do período mesolítico (oi?!). Mas como fica meio difícil dimensionar isso para reles mortais (euzinha incluída), me parece suficiente dizer que há diversos locais preservados que datam da época em que os romanos dominaram a região! Ou seja, faz tempo... rs. 

As termas da cidade (daí o nome - Bath) foram construídas entre os anos 60 - 70 dC. E lá se vão seus quase 2000 anos... Daí pra diante a cidade foi acumulando povos, conquistas, etc... A Abadia - principal monumento da cidade, enorme e linda, foi fundada no século 7. Depois foi reformada/reconstruíra nos séculos 10, 12 e 16. Olha ela aí:




Pausa para reflexão: moro aqui há um ano e continuo me surpreendendo com a idade das coisas. É simplesmente impressionante viver num lugar em que as construções tem mais de mil anos... quase dois mil anos... Me emociono pensando nisso. Sério. É incrível!

Além da questão histórica, que por si só já é interessantíssima, Bath é uma cidade linda! As construções todas  seguem um padrão de cor (meio bege/dourado), pois são feitos com praticamente um único material - uma pedra clara, conhecida como "Bath stone". Essa uniformidade deixa a cidade parecendo cidade de brinquedo. Toda desenhada, conservada, um colírio para os olhos! 










Bath é pequena (pelo menos a parte onde estão as principais atrações), então em um dia nós conseguimos rodar por todos os lugares que queríamos conhecer! Ou seja, ainda que você só tenha um fim de semana para passar lá, vale a pena a visita (ou até uma excursão de um dia, quem sabe?!)! Sugiro que você dê uma olhadinha no mapa para se organizar e passar pelos principais pontos da cidade... Mas não tem muito erro, tudo fica pertinho! O Centro é onde fica a Abadia. As Termas Romanas fica em frente e a Pulteney Bridge há 100 metros, com o Rio Avon e o Parade Gardens. 







Ali perto (seguindo a rua da Pulteney Bridge) há um museu - o Holburne Museum - que tem uma coleção pequena e interessante, contando a história da cidade através de diversos objetos. Bath foi durante muito tempo a cidade mais frequentada pela sociedade inglesa (além de Londres, claro). O museu é interessante, pois conta um pouco desse período. Coleção pequena, visita rápida. Se você tiver dois dias na cidade, vale a pena conhecer. 

Para o outro lado da cidade fica o Royal Crescent - visita obrigatória, não só porque é bem bonito, mas porque foi cenário de diversos filmes - dá uma olhada na foto e vê se não te lembra algum filme? 


No Royal Crescent n. 01 tem um museu que conta a história da cidade, mas não tem acesso para carrinho de bebê, então não fomos... De repente vale a visita. Curiosidade: aqui eles chamam de Crescent a rua que tem esse formato circular (ou de meia lua). Tem várias aqui em Londres, mas acho que essa daí de Bath é mesmo a mais famosa.

Em frente dos prédios há um jardim lindo - o Royal Victoria Park. No caminho passamos  também pelo The Circus, que é um conjunto de casas arquitetônico bem bonito, também - são construções arredondadas, que formam uma praça. A foto não ficou muito boa:




Aliás, jardins não faltam. A cidade é pequena, mas tem pelo menos 3 ou 4 praças/parques/jardins lindos! A Queens Square (abaixo) é uma praça super agradável, pertinho do museu da Jane Austen (claro que passei lá para comprar um livro!) - ela viveu em Bath e dois de seus livros ("A abadia de Northanger" e "Persuasão") se passam na cidade! 







A cidade tem ainda uma série de restaurantes bacanas, recomendo o Tilleys Bistro (melhor reservar porque é pequeno). Delícia local é o Sally Bun: um pãozinho doce delicioso! Simples, mas uma delícia para acompanhar um chá ou café!




Nos hospedamos no Hilton Bath City, que é central e tem as facilidades que precisávamos (berço para bebê, elevador, chuveiro...), mas na cidade há também várias opções mais "características", digamos assim. Tem hospedagem para todos os gostos. Sugiro, apenas, que escolham hospedar-se no centro da cidade (embora não seja uma cidade muito grande, é melhor ficar ali no centro onde é possível fazer tudo a pé).

Valeu muito a pena nosso passeio! Além de conhecer Bath nós passeamos também por outras cidades nos arredores, incluindo uma ida a Stonehenge. Eu ia colocar tudo no mesmo post, mas tô achando que esse aqui já está muito comprido. Vou fazer, na sequência, um post separado contando o resto da viagem!

Beijos,
Tila.


Nenhum comentário:

Postar um comentário