quarta-feira, 8 de julho de 2015

Livros - Janeiro a Julho de 2015



Uma das coisas que eu mais senti falta assim que meu filhote nasceu foi de ler. Passei o primeiro mês dele em casa, naquela correria típica da maternidade: amamentando a cada duas horas (às vezes menos), sem conseguir dormir direito... sem conseguir comer direito...

Enfim, nesse começo de maternidade eu só tinha tempo pra isso: amamentar, dormir, comer e tomar banho. Lá pelo fim do primeiro mês comentei com o marido: "Sabe do que eu estou sentido mais falta (além de dormir, claro!)? De ler!"

Passado o primeiro mês eu consegui me organizar um pouco melhor durante as mamadas, e naquelas da noite eu consegui começar a ler um pouquinho no tablet! :)

Sendo assim, consegui manter um ritmo de leitura - não como antes, é óbvio! - mas para matar minha vontade! (vício... simples assim!! rs...)

Aqui está a lista dos livros que consegui ler neste semestre:


The edge of the eternity: O terceiro livro da trilogia do século. Como os outros, adorei! Para quem gosta de história misturada com romance, recomendo. Retrata o período do pós guerra, especialmente a Guerra Fria.



We are completly beside ourselves: Esse livro é surpreendente. Até determinado momento você imagina que a história é uma e, de repente, ela muda completamente. A história de uma família, contada pela filha mais nova, e como as relações são afetadas - às vezes para sempre - pelos caminhos e escolhas dos pais. 



The aftermath: Achei super interessante a história: oficial britânico que trabalha na reconstrução da cidade de Hamburgo, pós Segunda Guerra, opta por dividir sua residência com os antigos ocupantes (as residências foram requisitadas pelos oficiais para instalar os estrangeiros, devendo os alemães seguirem para abrigos). O personagem principal tem uma visão diferente do que significa a reconstrução da cidade, do País. Achei a temática diferente de tudo que vemos sobre Segunda Guerra. Gostei bastante.



All the light we can not see: Gostei muito desse livro. Super elogiado pela crítica, achei realmente interessante, embora seja mais um livro sobre histórias ocorridas durante a Segunda Guerra. Este, no entanto, tem uma certa poesia. Trata-se da história de uma menina francesa cega, tentando sobreviver durante a guerra, e de um rapaz alemão, obrigado a lutar, e tentando (também) sobreviver aos horrores da guerra.


Elizabeth is missing: O livro estava fazendo sucesso por aqui, com indicação da Waterstones (minha livraria preferida no momento), e numa promoção. Impossível resistir, não é? É um livro perturbador. A personagem principal sofre de demência, vai esquecendo de tudo... mistura histórias do presente com histórias do passado - na realidade, se lembra melhor das histórias do passado, do que daquilo que a filha lhe falou há 05 minutos. É angustiante, mas é bom!

The mists of Avalon: Li os 4 livros, porque, né? Já que é pra ler, melhor ler todos de uma vez, assim a gente não perde "o fio da meada"! Para quem não conhece o livro conta a história da corte do Rei Arthur (long long time ago). Se passa na Ilha da Bretanha - daí meu interesse...rs. A história é contada sob o ponto de vista das mulheres envolvidas. gostei muito dos 3 primeiros livros (mais do primeiro e do segundo), mas achei o último decepcionante. Parece que a autora se perdeu... que precisava escrever um quarto livro, e não sabia como finalizar a série. Uma pena. De toda forma, valeu a pena ler a série. O início é meio lento, são muitos personagens, há muita "magia" envolvida... mas depois que você compreende melhor esse começo tudo fica mais fácil... a leitura flui mais naturalmente.

Family Life: Comecei a ler esse livro enquanto estava no meio da série "As brumas de Avalon". Baixei no Kindle para ler enquanto estava amamentando, já que "As brumas" estavam em papel e ficava meio complicado conciliar... Recebi uma indicação, pois o livro ganhou um prêmio (Follio Prize), achei o tema interessante e comprei. Trata-se da história de uma família indiana, que vai morar nos EUA e sofre um tanto com o processo de adaptação - até aí, meio mais do mesmo, american dream e tal... Até que um acidente acontece e abala as estruturas da família e de cada um de seus integrantes. O livro é contado pelo irmão mais novo, portanto é uma visão (para mim) sempre mais interessante. É um livro triste, mas poderoso. Adorei.

Nothranger Abbey: Comprei esse livro em Bath (na casa da Jane Austen!), e estava doida para ler depois de ter voltado de lá! É outra coisa ler um livro tendo visitado a cidade onde ele se passa, não é? Além disso, quero ver se consigo ler todos da Jane Austen antes de ir embora daqui. O livro é bem leve e irônico. Diz a lenda que é o livro mais engraçado dela (a maioria não tem esse viés). A história de uma mocinha meio cabeça de vento, que passa alguns dias aproveitando os eventos sociais que aconteciam em Bath, se apaixona e... bom, aquela coisinha água com açúcar. Mas achei bacana! Considerando que são poucas as obras da Jane Austen, se você gosta dela, vale a pena ler esse daqui também - embora não tão conhecido como "Orgulho e Preconceito",  "Persuasão" ou  "Razão e Sensibilidade".


Esses foram os livros do semestre. No fim das contas, embora tenha lido muito menos do que nos últimos anos, fiquei feliz de ter conseguido retomar meu vício, digo, hábito! Espero conseguir melhorar meu ritmo no próximo semestre!

Beijos,

Tila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário