sábado, 3 de outubro de 2015

Diário de Viagem Bath e região (Parte II)


A pessoa escreve um post em julho dizendo que na sequência vai complementar com a outra parte da viagem... e demora dois meses pra escrever o tal do complemento! Gente... eu juro que tem dia que eu passo umas 15 horas correndo pra lá e pra cá e, no fim do dia, quando eu deito na cama, fico revoltada porque parece que eu não fiz nada! Tô exausta, acabada, mas parece que eu não fiz nada... 


E aí, quando nessa correria toda sobra um tempinho e, dentre as 83935 coisas que eu tenho pra fazer, eu escolho escrever aqui no Blog, os posts finalmente saem!!! Rs...

Quando decidimos ir visitar Bath resolvemos alugar um carro por 2 dias para conhecer os arredores. Afinal, Bath é super bacana, tem várias coisas para fazer, mas já pensando na possibilidade de não conseguirmos voltar, e considerando que ali por perto havia muita coisa para conhecer, optamos por alugar o carro para dar uma passeadinha!

O lance de alugar um carro aqui pode ser meio complicado. Afinal, os caras dirigem do lado errado! Eu não dirigi, mas passei o tempo todo olhando o GPS e avisando: "vira à direita mas mantenha a esquerda!!"...  ou "vira à esquerda, mas mantenha a esquerda!!"... 

O marido disse que 10 minutos já dá para se acostumar, e que o mais complicado é a marcha (que você tem de passar com a mão trocada...rs). Por isso, da próxima vez que alugarmos um carro vai ser automático. Tão óbvio e nenhum dos cabeçudos pensou nisso na hora de alugar!

Bom, superada a questão do automóvel, andar pelas estradas aqui no Reino Unido é muito tranquilo! Super bem sinalizadas! Viajamos por várias estradas menores, e a paisagem é de tirar o fôlego! Lugares lindos! Cidadezinhas super características! Uma delícia!! O GPS funciona super bem, então foi tudo muito tranquilo.

No primeiro dia fomos até Wells, uma cidade próxima de Bath, com uma Catedral impressionante! Chegamos no dia em que estava rolando a feirinha da cidade (adoro feirinhas! E parece que o povo aqui também!). A feirinha fica atrás dos jardins da Catedral, que é impressionante. Enorme! Daquelas que foram construídas há séculos (essa, mais especificamente em 1100) e que dominam a paisagem de forma bem imponente!

Ao lado da Catedral está o Palácio do Bispo (ou, o que restou dele), onde vivia o bispo de Bath e Wells. Uma construção super antiga também e muito bonita! Pena que o tempo não ajudou e as fotos não ficaram tão bonitas...




O Palácio do Bispo

Do jardim do Palácio é possível ver a Catedral, ao fundo






Saindo de lá nós fomos a Cheddar Gorge, um cânion que fica na cidade (vila?) de Cheddar (sim, é de lá que vem o queijo!). Eu achava que seria lindo! Mas... assim... é um cânion... mas não é um Grand Canion, sabe? Bonito, a estrada passa pela parte de baixo, você vai serpenteando com os paredões ao seu lado... mas é isso. A cidade, por sua vez, é minúscula, mas valeu porque pelo menos compramos uns queijinho, comemos num pub super antigo, e tomamos um sorvetinho gostoso... rs.

No dia seguinte fomos à Stonehenge. O lugar é parada obrigatória se você está por ali. Super bem estruturado para receber os turistas - estacionamento enorme, restaurante, lojinha (não falta nunca!), enfim... Para ir da entrada até o monumento é possível utilizar um mini ônibus, ou ir caminhando pelo campo (como estávamos com carrinho, fomos de ônibus). 

Mas, chegando lá, infelizmente, não pudemos fazer o passeio com calma nem ouvir as explicações do áudio guia... Nosso filhote não parava de chorar - não sei se foi o frio, o vento ou as vibes druidas que rolavam por ali. Tiramos algumas fotos e fomos embora. Passamos ainda na cidadezinha que eles montaram simulando o que seria uma vila pré-histórica do povo que (talvez) construiu o monumento... Mas, como eu não ouvi a história que eles contam, não vou poder contar como é que as pedrinhas foram parar ali.





Nós visitamos Stonehenge quando estávamos em Bath, mas já tivemos visitantes que fecharam um day tour saindo daqui de Londres pela manhã, passando por Stonehenge, Bath e outra cidadezinha. Adoraram! Dependendo da vontade, vale a pena fazer um passeio desses!

Saindo de lá fomos para Salisbury, uma outra cidadezinha próxima que tem uma catedral gigantesca! A maior torre da Inglaterra (123 metros de altura). A Catedral é bonita, tem um jardim bacana de onde é possível apreciar sua arquitetura, fazer um piquenique (embora estivesse frio, tinha gente lá fazendo piquenique... os ingleses adoram piquenique!), ou ficar lagartixando no gramado (mais recomendável, é claro, quando o tempo está bom!). 

O claustro também é super bonito (adoro claustro!), e em uma parte interna foi montado um café bacaninha. Quando fomos estava rolando uma exposição da Magna Carta (que é o documento que deu origem aos sistemas constitucionais que temos hoje no mundo - foi assinado em 1215, pelo então rei da Inglaterra que, pela primeira vez na história, limitou o poder do soberano, impedindo assim o exercício do, até então vigente, poder absoluto), que aproveitamos para ver.









No dia seguinte ficamos em Bath, o tempo estava (finalmente) mais agradável, e aproveitamos para passear um pouco mais pela simpática cidade! Já adotei o hábito inglês de sentar na praça e ficar observando a paisagem, aproveitando o sol, dando uma de voyeur. Adoro!

Essa viagem foi ótima porque pudemos ver como é fácil viajar por aqui - mesmo com um bebê pequeno. O trem te leva pra todo canto, saem sempre na hora, são confortáveis e a viagem não é cara. As cidades do interior têm muito charme, as estradas são ótimas, e a paisagem encantadora! Gostamos demais!

Espero que vocês também tenham gostado do passeio!
Beijos,
Tila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário