sexta-feira, 13 de maio de 2016

Diário de Viagem - York

Já faz quase um ano que fomos pra York, mas eu queria muito fazer um post sobre nossa viagem, pois foi super bacana!! Então, já que o ditado diz que "antes tarde do que nunca"... lá vamos nós!

Aproveitamos um feriado de maio para visitarmos a cidade. A propósito, aqui no Reino Unido há pouquíssimos feriados! Além da Páscoa, Natal e Ano Novo eles têm apenas 3 segundas-feiras, que são os chamados "bank holidays": a primeira e a última de Maio, e a última se Agosto. Além destes tem também o dia 26/12 que eles chamam de "boxing day", que é o dia em que começam as mega liquidações de inverno. Só isso!!! Péssimo, né?! Risos... 

O frio já tinha melhorado bastante - embora, é claro, não fosse temperatura de primavera brasileira, já dava pra sair só com uma malha e um casaco... sem precisar de luva e gorro, mas ainda precisando de um cachecol! Rs... Digamos que a temperatura estava por volta dos 10, 12 graus (dois dígitos, galera! Pra quem vive o inverno daqui dois dígitos é pra comemorar!). Considerando que York fica mais ao norte, e que a cidade é cruzada por dois rios, tinha sempre um ventinho frio, mas num dos dias o sol apareceu e facilitou a vida da gente! Rs...

Fomos de trem, como todas as viagens que temos feito aqui. Para nós é melhor do que viajar de avião, porque não precisamos chegar com uma mega antecedência na estação (o que faz muita diferença quando a pessoa está com um bebê!). Além disso, as estações de trem são muito mais próximas do centro da cidade do que os aeroportos, o que significa que não precisamos sair de casa com uma hora (ou mais!) de antecedência ao horário em que precisaríamos chegar no local... Enfim... mega economia de tempo de deslocamento! Pegamos nosso trem em Kings Cross, e em duas horas estávamos em York!

A estação de trem lá em York é bem central, e pudemos ir a pé para nosso hotel, mas é claro que também há ônibus e táxis disponíveis na estação. Nos hospedamos no Hampton by Hilton, e foi ótimo! Pudemos fazer tudo a pé, pois o hotel é bem localizado (embora não seja beeeem no centro, o que, por vezes, é até melhor porque fica menos "muvuca"...). O quarto era espaçoso e agradável. E ainda tinha um ótimo café da manhã incluso no preço da diária - o que é raríssimo por aqui! Delícia!

A cidade é super antiga - fundada pelos romanos no ano 71 (isso, 71... sem nenhum outro número na frente! Rs...). Foi uma cidade importante, por ser a capital do império romano na região e com o passar dos anos (ou seria, dos séculos?! Rs...) continuou se destacando, seja pelo comércio, seja por ter se transformado em importante "hub" de estradas e ferrovias da Inglaterra. A cidade tem uma imponente catedral, museus interessantes, uma importante universidade e locais históricos que valem a visita!

No dia que chegamos não deu para fazer muita coisa, demos apenas um passeio pelos arredores do hotel, encontramos um local para jantar e pronto (lembrando que estávamos com um bebê de 6 meses! rs... portanto, não temos dicas de bares, baladas e afins...rsrs...).



No dia seguinte fomos direto à Clifford Tower, que é praticamente o que sobrou do Castelo de York... era enorme, mas foi destruído. Há alguns edifícios construídos no local em que era o castelo, mas não são os "originais" do castelo... Subir na torre é bacana porque você tem uma bela vista panorâmica da cidade!










Descendo da Torre fomos ao Castle Museum, que fica logo em frente (é uma das construções "novas", que fica no local onde era o castelo - na última foto, acima, dá para ver o que era o castelo e o que sobrou, ou seja, só a torre...). 

É um museu super interessante, que conta a história da cidade e valeu demais a visita! A reconstrução de uma cidade vitoriana é incrível! Super detalhada! Tem as ruas, escola, delegacia, farmácia, biblioteca, loja de velas (super interessante), estábulos, lojas dos mais diversos tipos! Dá mesmo a sensação de que você voltou no tempo! Muito interessante! Se passar por lá, não deixe de conhecer! As fotos abaixo são do interior do museu (não ficaram muito boas por conta da luz, mas dá para ter uma ideia!).







Saindo do museu fomos em direção ao centro da cidade. Chegamos à catedral que é enorme e lindíssima! Aliás, no interior da Inglaterra tem cada cidade minúscula com uma catedral maior que a outra! É impressionante!






A cidade em si é uma graça! Como é super antiga há ruas em que é possível ver que as construções são todas meio desniveladas... umas paredes avançam mais que as outras... É super interessante!







No dia seguinte fomos visitar o Yorkshire Museum and Gardens. É um museu legal, embora não tão interessante como o Castle Museum. Conta com um acervo de peças pré-históricas a medievais, jóias, tesouros. Os jardins do museu são belíssimos, com edifícios medievais em ruínas e gramados que convidam para um piquenique ou uma deitadinha para aproveitar o sol! Rs...  







A cidade de York é murada. É possível passear por parte da muralha - mas não fomos porque, com o carrinho e um bebê achei desaconselhável... De todo modo, tem gente passeando o tempo todo lá por cima! É um passeio interessante. Há, também, dois rios que cruzam a cidade e dão um charme à paisagem.









Passeio super agradável e recomendado! Se tivéssemos mais tempo viajaríamos pela região pois há muita coisa para conhecer por lá! Cidadezinhas interessantes, jardins que parecem ser lindos, praias (ok... nesse quesito o Reino Unido perde feio do Brasil... mas vai que alguém tá com saudade do mar, né?!).

Bjs!
Tila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário