terça-feira, 10 de outubro de 2017

Louca por chá



Devo começar esta postagem confessando que eu adoro chá! Na verdade, até a época de faculdade o único chá que eu tomava era chá mate com limão, na praia, no Rio. Meio limitado, né? Aí tenho uma amiga (conheci na faculdade) que adorava chá, e sempre que íamos tomar um café ela pedia um chá. Até que um dia, resolvi acompanhá-la.

No começo eu enchia a xícara de açúcar! Com o tempo percebi que o açúcar modificava completamente o gosto do chá (ah vá! o maldito modifica o gosto de tudo, não é?!). Passei a tomar cada vez com menos açúcar até aboli-lo de vez! E, aí sim, descobri que o sabor e o cheiro do chá são totalmente outros!! 

Com o tempo parei de associar o chá com o frio. Claro que é muito delícia fazer uma canecona de chá e sentar no sofá pra saboreá-la quando o tempo está frio... Tão aconchegante! Mas morando em Brasília, se eu fosse esperar dias frios pra tomar chá eu ia tomar umas 10 canecas por ano... e olhe lá!

Assim, tirando aqueles dias em que o calor tá rachando, me habituei a tomar um chazinho, mesmo se a temperatura não está abaixo de 18 graus (até porque, hoje em dia minha referência de frio já é outra, meu povo... muuuuito outra.... se a temperatura está em dois dígitos não qualifica como "frio").

Ainda falando sobre o ritual do chá confesso que eu amo canecas!! Amo! Viciada! Nível: não consigo me controlar!!

Em Lima nós tínhamos uma cozinha de sonho: com armários e mais armários... comprei tantas canecas! Tinha uma coleção, mesmo!! Cada dia escolhia uma diferente para tomar meu chá ou meu café (sim, eu também adoro um cafezinho!)! Mas aí, quando chegamos aqui e os armários tornaram-se artigos de (muito) luxo, tive de doar várias das minhas queridinhas... Algumas permaneceram empacotadas em caixas porque simplesmente não teria espaço para colocá-las em uso, e eu também não queria doá-las (na esperança de um dia voltar a ter armários na minha cozinha). Sim, me julguem. A acumuladora de livros e canecas!! Risos...

Mas, enfim... olha onde viemos parar! Na Terra da Rainha, também conhecida como "o maravilhoso mundo dos adoradores do chá"! A propósito, aqui há um dia nacional para comemorar o chá (21/04, por coincidência o dia do aniversário de D. Beth!)! Diz se a coisa aqui não é séria?!!

Estou no Paraíso!! Passear na seção de chás do supermercado é uma diversão! Para ser sincera eu não curto muito o que eles chamam de chás do "dia a dia", ou seja, aqueles que eles costumam tomar pela manhã (e/ou durante o resto do dia, como água... rs). São o Earl grey, Brakfast tea, English tea. Estes são feitos à base de chá preto e, por isso, têm o sabor bem forte. Não é à toa, portanto, que eles adicionam leite ou creme - e esse foi o jeito que eu aprendi a tomá-los, embora ainda prefira os outros tipos de chá. Tem gente que ao invés do leite (ou, além dele), ainda coloca meio quilo de açúcar na caneca... Foi o que me ofereceram na sala de parto, depois que tive os meninos. Uma caneca de chá, com muito açúcar! Pra acalmar, pra restabelecer, pra confortar. :)

Também aprendi, aqui, a tomar o chá sem ser no saquinho (sim... antes de chegar aqui eu nunca tinha tomado!). Tem uma série de apetrechos pra você comprar e coar o chá, preparar o chá, apoiar a "redinha" em que você coloca o chá... Aliás, comprei uma caneca ótima em que você coloca o chá a granel, joga a água, deixa apurando o tempo necessário, e depois coloca uma espécie de tampa que tem uma redinha. Com ela você vai empurrando as ervas para o fundo da caneca, para que você possa tomar o chá. É ótima e super prática - especialmente se você não quer fazer uma teapot cheia daquele sabor Invencionices de quem toma muito chá! :)

Aqui tem chá para todos os gostos e de todas as origens. Outro dia fiz uma mega compra em que comprei chá da Nigéria (por sinal, uma delícia, com "notas" de laranja - percebam que a pessoa já está se achando a expert falando em "notas"...), outro de Ruanda e outro de Yuannan (uma província chinesa que, obviamente, eu nunca tinha ouvido falar, até aparecer o chá...).

Aliás, essas mega compras estão acabando com o espaço dos meus armários!! Além da variedade incrível e dos sabores deliciosos, há caixinhas por um pound!! Isso... UM pound! Quem resiste?

Se alguém vier por aqui e tiver interesse, recomendo duas lojas, em especial, para serem visitadas. A primeira é a loja da Twinnings - marca super tradicional e que faz chá de tudo quanto é tipo - sabores e tipo (em saquinhos, em pirâmides, com as folhas/ervas soltas para coar). Adoro os chás de Cherry Bakewell (uma tortinha de cereja típica daqui que, alás, come-se tomando chá... rs), o de Spiced Camomile (com cravo, canela e outros temperos deliciosos), o de Caramelized Apple (humm...) e o Chai (no momento estou viciadíssima nele!). A loja é super antiga, e bonita. Fica na Strand (n. 216) e recomendo demais a visita! Há alguns cursos sobre o tema, caso você fique realmente interessado! ;)

Outro lugar que vale (muito) a pena ir visitar é a Fortnum & Mason, que é a casa que fornece chás para a família real. A loja é incrível - não apenas a seção dos chás, geléias e biscoitos, mas toda ela (tem a parte de acessórios femininos e masculinos, a parte de objetos de casa, incluindo aí jogos de chá maravilhosos!). Super recomendo o chá da China da coleção "Mundo" deles, além de uns sazonais que eles fazem (os da época do Natal são incríveis, e agora, no verão, fizeram um de laranja com cereja que é uma coisa!). A loja fica ali na 181, Picadilly Street. Para quem for vale aproveitar para tomar um chá no salão de chá deles. Não há nada mais tradicional e londrino como esta experiência! Se eu pudesse (e minha balança me permitisse), tomaria um chá desses por semana!! Rs...

Demorei a falar sobre chá! Essa postagem estava no rascunho há quase um ano!! Risos... Mas não tinha como estar morando aqui e não tratar desse assunto, não é mesmo?

Beijos,
Tila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário