sexta-feira, 7 de julho de 2017

A falta que faz uma árvore

Estou amando morar num país em que as estações do ano realmente existem! Sim, porque no Brasil o inverno dura duas semanas em São Paulo e em Brasília sequer existe... Verão não tem hora pra começar nem pra acabar... Outono então, a gente nem ouve falar!

Mas aqui, apesar do inverno ser bem difícil (a falta de luz ainda é pior do que aguentar o frio!), ele tem seu charme. Quando ele chega é porque o Natal está vindo e a cidade fica linda!! E pode até parecer meio mórbido, mas mesmo no inverno eu consigo achar árvores lindas por aí... O outono quando chega, vem com suas cores incríveis, tanto no céu quanto nas folhas - e  é maravilhoso!! A primavera é linda, é uma libertação... uma animação que só quem vive a chegada dela, anunciando (especialmente) o fim do inverno, é que sabe! Como as pessoas comemoram sua chegada!! E o verão... ah o verão... ele traz liberdade, alegria, dias longos - com mais tempo para viver e para celebrar! Parques cheios, pessoas bem humoradas, programas para todos os lados e para todos os gostos... é uma beleza!!! 

Quando as estações existem parece que a gente percebe de uma forma diferente que o tempo está, realmente, passando... o ano passa diferente. Continua passando rápido demais, mas passa de um jeito diferente. É curioso! É, na verdade, muito mais divertido!! Porque a gente tem muito mais pra ver, pra sentir, e pra aproveitar!

Na frente da minha janela da cozinha tinha uma árvore que eu sempre me avisou que havíamos mudado de estação. Quando as folhas começavam a mudar de cor é porque o outono tinha chegado! Quando elas começavam a cair o "medo" do inverno já se instalava! Mas, quando as folhas voltavam a nascer, era um dia de muita alegria! Finalmente! A primavera chegando e o inverno indo embora!! Só quem já viveu invernos de verdade sabe o que isso significa!!! Mesmo que ainda esteja 4 graus de temperatura média, se as folhas começam a aparecer a expectativa já começa a aquecer, pelo menos, nosso coração!! Rs...

Aí, hoje pela manhã, enquanto eu dava comida para o filhote, começo a ouvir um barulho mega alto na rua! Não parecia caminhão... parecia uma máquina... parecia que estava dentro da minha cozinha! Fui até a janela e vi que estavam cortando minha árvore!!! (sim, minha... me apeguei!)

Gente... eu nunca fui daquelas pessoas mega super preocupadas com o meio ambiente - que se agarra na árvore pra ela não ser derrubada. Acho que minha preocupação é a de uma pessoa normal, com as barbaridades que o ser humano vem fazendo com a natureza. Faço minha reciclagem em casa (e na rua, sempre que dá!), tento diminuir o consumo de embalagens descartáveis e de água, essa coisas que o ser humano médio deve (devia?!) fazer.

Mas ver a minha árvore ser derrubada e triturada (esse era o barulho), ali, na minha frente, sem poder fazer nada?! Juro que eu quis chorar. Senti uma tristeza... e olha que a árvore nem era enorme, frondosa... era uma árvore de calçada, mirradinha... Mas era minha companheira... de todos os dias ... e de muitas madrugadas, também. 

Agora a calçada tá ali... pelada. Horrorosa! E, embora eu consiga ver outras árvores, olhando pela mesma janela, eu sei que vou sentir falta daquela árvore quando chegar o outono e depois, quando chegar o inverno. Vou encostar na pia, tomando meu chazinho e vou pensar: será que as folhas daquela árvore, a essa altura, já teriam caído?

Curioso como algo simples pode fazer uma grande diferença.

Beijos,
Tila.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário