quarta-feira, 4 de março de 2015

Longo e (nem tão) tenebroso inverno

Estamos há 20 dias da Primavera, mas aqui em Londres todo mundo já fala como se a estação colorida tivesse chegado! O mercado faz promoção de primavera, as lojas já estão com a coleção primavera, os restaurantes têm menu primavera!!

Acho que assim o pessoal se anima um pouquinho mais com o tempo... as temperaturas ainda não subiram muito, mas o estado "emocional" é beneficiado com a repetição e mensagens sub-liminares de que a primavera está aqui!! Rs...

Curioso isso, né? Mas eu acho que deve ajudar...

O inverno, por outro lado, não foi tão horroroso como eu esperava. Verdade seja dita: eu também não fiquei tão exposta ao frio, já que passei o inverno quase inteiro dentro de casa! Risos... Logo, é bem possível que no ano que vem eu faça um post desmentindo tudo que estou escrevendo nesse momento!!

Mas a verdade é que não tivemos tanta chuva nem tanto frio - nevou por uns 4 dias em Londres e, infelizmente, não nevou aqui em casa, o que significa que eu não pude nem ver a paisagem branquinha ao vivo! Nem "aproveitei" o que a neve tem de bom! Rs...

O que eu achei mais chato do inverno (vivendo pela primeira vez em uma cidade em que, realmente, há inverno! rs...) foi o fato dos dias durarem bem menos! Em dezembro é horrível. Amanhece por volta das 8 da manhã... e às 15:30 hs já está escuro! Em novembro a luz já começa a diminuir um bocado, mas dezembro é o Ó! 

Para nós que estamos acostumados a ter muita luz durante os dias - mesmo no inverno, se compararmos com a quantidade de luz que temos aqui em Londres - é bem complicado. Difícil de acostumar. É inevitável: basta escurecer (mesmo que às 16hs) e já vai dando aquela preguicinha... ninguém quer mais sair de casa... o corpo já começa a pedir pijama e cama! Rs...

Lá pro meio de janeiro as coisas começam a melhorar, pois o sol vai sumindo por volta das 16:30hs... Hoje, início de março, os dias já começam às 6hs e terminam às 18hs. Ainda faz frio (semana passada teve dia em que às 8 da manhã estávamos com apenas 1 grau...), mas o sol já aparece mais e por mais tempo. Com isso, além de mais coragem para sair na rua, os dias ficam mais agradáveis e, de fato, vai diminuindo a "sensação" de inverno.

Essas fotos foram tiradas em dezembro, no Hyde Park. Essa primeira ao meio dia! O sol, como vocês podem ver, não fica alto... ele passa pelo meio do céu, com preguiça de se levantar... meio que já indo deitar. Mas, ainda assim, ele faz toda a diferença! Quando ele aparece, muito mais gente vai pra rua! (nós, inclusive! rs...)












O vento também é um problema... Moramos bem perto do Hyde Park, e o vento que sopra de lá é forte e gelado. Mesmo em dias de temperatura razoável (leia-se, por volta dos 8 graus...), se o vento está soprando, tornam-se dias super frios (a sensação térmica cai bastante...).

Claro que todos os lugares aqui têm aquecimento (em casa, restaurantes, lojas, museus, etc...), pois são preparados para que ninguém congele durante o inverno. Mas esse lance de colocar uma penca de roupas e acessórios pra ir até a esquina é bem chatinho... Sem contar que quando eu entrava no metrô ou no ônibus, com uma montanha de roupas, me sentia sufocando! (Meu marido acha exagero... podem ter sido os hormônios... rs... Mas eu realmente passava mal de tanto calor... ficava entre a preguiça de me "descascar" - e depois ter de vestir tudo de novo - ou passar o calorão por debaixo de toda aquela roupa!)

Mas o inverno tem também seu charme... Tem gente que acha horrível as árvores todas desfolhadas, mas eu acho que elas têm sua beleza. Elas mantém um desenho todo característico e muito interessante... acho bem bonito! Essas fotos são de um passeio na última semana do ano passado, no St. James Park. 






Nesse dia estava frio... muuuuuito frio! Ventando, úmido... horrível! Mas ainda assim, achei um dia bonito (detalhe, devia ser umas 15hs e já tinha luz acesa na rua! rs...)

Por outro lado, imagino que ter de sair todo dia com um tempo assim, para ir trabalhar ou passear, deve ser um porre! Provavelmente é por isso que o pessoal aqui começa a comemorar a primavera quase um mês antes dela chegar! Risos...

Sendo assim, viva a primavera!!

Beijos,
Tila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário