terça-feira, 7 de outubro de 2014

Exposição de Lego

No último mês o tempo tem ficado "curioso" nos nossos fins de semana: aos sábados faz frio, chove, dias horríveis, nos domingos somos brindados com dias lindos! Como ainda temos um monte de coisas para organizar em casa, aos sábados ficamos por conta da arrumação e aproveitamos os domingos para passear (muito melhor passear quando o dia está bonito, ou quando, ao menos, não está chovendo! Rs...)

Nesse domingo acordamos com um sol lindo, depois de um sábado de muita chuva! Hora de escolher o passeio! O marido sugeriu que fôssemos a uma exposição... como não é muito do feitio dele, topei na hora. Qual exposição ele escolheu? Uma exposição de um artista americano que constrói todas as suas esculturas com Lego!

A exposição chama-se "Art of the Brick", e o artista é o Nathan Sawaya, atualmente apresentada na Old Truman Brewery (que fica ali pertinho do Spitafield Market). E é muito, mas muito legal! Claro que chegando lá éramos praticamente as únicas pessoas sem filhos, porque a criançada comparece em peso! Mas, ok... já estamos treinando! E o marido é apaixonado por Lego, mesmo... parece criança! Rs...

Mesmo caso do tal do Nathan, que resolveu esculpir usando peças de Lego, simplesmente porque ele é apaixonado por Lego desde criança. Quando estava para entrar na faculdade pensou em ser artista, mas foi fazer direito. Como vários advogados, em determinado momento largou a carreira para fazer algo que ele realmente curtia: arte com Lego!

Segundo ele, nada mais natural, já que é um elemento como outro qualquer e, de mais a mais, ele sempre curtiu montar Lego - mesmo quando já era mais velho, quando voltava cansado do escritório depois de um longo dia de trabalho, por sua sanidade, passava horas montando Lego.

A exposição é super bacana! Dividida em várias partes, ele começa com "réplicas" de esculturas clássicas ("O pensador", "A Vênus de Milo", "A deusa Nike") e depois passa para pinturas clássicas ("A Monalisa", "O grito", "A noite estrelada", "O beijo", dentre outras).







Na sequência há uma parte com esculturas de temas variados, animais, puzzles, o Globo, dentre outras.



A terceira parte é dedicada ao tema preferido do artista que são as expressões humanas. Nessa parte da exposição há várias esculturas de rostos e de pessoas. Cada uma inspirada em algum acontecimento da vida dele (tudo explicadinho, inclusive algumas com a indicação do número de peças utilizado e/ou o tempo que ele levou para construir).




Adorei a das mãos - representa o medo dele de perder as mãos, já que para ele são instrumento de trabalho.



Depois ainda há uma sessão de retratos (Jimmy Hendrix e Bob Dylan dentre eles) e ao final, uma homenagem à Londres (imagino que em casa cidade que ele passou tenha feito esculturas em homenagem à cidade).





A exposição já rodou por vários lugares do mundo e vale super a pena! Não sei se já esteve no Brasil, mas se ainda passar por aí, recomendo! Ou, você pode visitar por alguma parte do mundo, se topar com ela por aí!

Beijos!
Tila.  

PS: a Old Truman Brewery fica numa região cheia de mercados e restaurantes, ao lado da Brick Lane. O passeio depois da exposição também é bem agradável e me parece que domingo é mesmo o dia mais agitado por ali!

Nenhum comentário:

Postar um comentário